Contamos com ampla experiência na realização de cálculos de transientes hidráulicos (golpe de aríete) em adutoras por recalque e por gravidade. Para nos adequarmos com mais facilidade às necessidades dos nossos clientes, realizamos os cálculos em um software desenvolvido pela própria empresa.

Quando a água escoa, podem ocorrer variações de vazão, suaves ou bruscas, ao longo do tempo. Essas variações, que dizemos ser transitórias, quando bruscas e no interior de condutos forçados, podem implicar em variações de pressão muito elevadas – para mais ou para menos. Elas são popularmente conhecidas como golpe de aríete.

Este fenômeno passou a ser denominado de transientes hidráulicos. Seu estudo tem sido feito através de computadores, utilizando o denominado método das características.

Com esta ferramenta, somos capazes de prever as cargas transitórias máximas e mínimas (ou o transiente) ao longo das adutoras: por gravidade, ao acionarmos a válvula de controle – e por recalque, quando ocorre falha no fornecimento de energia elétrica.

Somos também capazes de simular o fenômeno em condutos forçados de instalações hidroelétricas.

O método das características permite simular sistemas complexos, considerando, por exemplo, vários condutos em série e em paralelo, além de diferentes arranjos de conjuntos moto-bomba.

Entretanto, exige que se refine a malha hidráulica, de modo a sincronizar o cálculo. Caso contrário, os resultados apresentarão instabilidades indesejáveis, que devem ser evitadas.

Assim sendo, efetuamos o cálculo de transientes hidráulicos de modo personalizado, caso a caso, através de software de nossa autoria.